Na vida, o envelhecimento é um processo fisiológico natural que deverá ser acompanhado e o mais equlibrado possível.

Uma parte do corpo que é grandemente afectada pelo processo de envelhecimento é o sistema músculoesquelético, onde à medida que ficamos mais velhos a elasticidade e o equilíbrio estrutural decresce e deteriora-se, aumentando a possibilidade de afetar os tecidos moles (ex: músculos), e as estruturas ósseas (articulações), do corpo.

 

Os efeitos do envelhecimento sobre as várias estruturas do corpo podem dar origem a algumas desordens (queixas/patologias), como:

  • Rigidez matinal generalizada;
  • Dor na coluna vertebral;
  • Dor no pescoço e no braço;
  • Dor na anca e bacia;
  • Inflamações articulares (artrite), e inchaço (edema), nas articulações.

 

A osteoartrite e o exercício físico

É comum as pessoas com mais de 55 anos sofrerem os efeitos da osteoartrite, ou seja, promovendo dor, rigidez e mobilidade restrita. Sendo possível usar o tratamento osteopático para aliviar e controlar estes sintomas que muitas vezes são angustiantes.

Muitas vezes, quando as pessoas atingem uma idade em que têm mais tempo para fazer exercício, pode ser desesperante quando ocorre um quadro de dor, pois por norma condiciona o acesso a algumas dessas atividades e exercícios.

 

Degeneração articular – Medicação – Osteopatia

Muitas pessoas, de forma errada, acreditam que o efeito do envelhecimento e a degeneração nas articulações não é tratável e que não têm alternativa a não ser aprender a viver com a sua dor.

Os medicamentos prescritos para estas patologias, tais como os anti-inflamatórios, podem frequentemente ter efeitos secundários indesejáveis, o que em algumas situações devem ser evitados. Portanto, o tratamento osteopático é por norma extremamente eficaz para estes doentes, onde a sua dor pode ser substancialmente reduzida utilizando sistemas de tratamento e regulação natural do corpo.

Os osteopatas muitas vezes trabalham em conjunto com os médicos, onde todos devem perceber que os pacientes beneficiam de uma abordagem multidisciplinar para a gestão da sua saúde e de todos os recursos disponíveis.