O que é a Osteopatia?

A Osteopatia é um sistema de avaliação, diagnóstico e tratamento enquadrado nas lesões, patologias e/ou disfunções somáticas do sistema músculoesquelético.

O principal foco da Osteopatia é a restauração da função dos tecidos afetados associada a uma estrutura em desiquilíbrio.

A Osteopatia surgiu nos EUA através do médico Andrew Taylor Still (1828-1917).

 

Como deve intervir o seu Osteopata?

Os Osteopatas avaliam e diagnosticam a causa da lesão e/ou disfunção somática, de seguida implementam um plano de tratamento (ou reencaminaham o paciente para a especialidade mais adequada), e com o consentimento do paciente administram o tratamento que visa a causa da lesão, de forma a restaurar a função e o equilíbrio estrutural do paciente.

 

Salientamos que:

É essencial que todos os Osteopatas tenham a capacidade de saber reencaminhar o paciente para qualquer especialidade médica sempre que necessário, tal como qualquer outro profissional de saúde deveria conhecer e aplicar este procedimento!

No entanto, e regra geral, o Osteopata pode intervir focando-se por melhorar a qualidade de vida de um indivíduo por meios físicos/manuais. Dessa forma, utiliza-se uma combinação de uma terapia manipulativa suave, treinos específicos e exercícios adequados a cada caso.

Os Osteopatas também oferecem aconselhamento personalizado sobre trabalho e reeducação postural, exercícios de fortalecimento e elasticidade, tal como aconselhamento alimentar e gestão de stress.